Priorado (Regra dos Eremitas Seculares
do Brasil).
O Priorado é um grupo de religiosos, em
mosteiros ou conventos, quando de “vida reclusa” em comum; ou de vida
solitária, quando tem vida independente (eremítica), estritamente em união com
o aspecto “divino” de Deus, mas permanecendo estes unidos com os irmãos
conventuais, mediante encontros sinodais. Os eremitas seculares (podem ser
casados, solteiros, viúvos) têm contato com o mundo, para levar instruções dos
ensinamentos da vida sobrenatural, independentemente de sua condição social,
mas preservando sua vida interior de
forma plena, evitando influências materialistas dos locais onde faz seu
trabalho pastoral. O Priorado não faz distinção entre seus membros quanto ao
estado social, sendo natural para o priorado as escolhas de cada um quanto à
constituição de sua vida particular. A união de todos (conventuais, eremitas,
seculares) se faz pelo vínculo místico que os leva a assumir o trabalho
pastoral característico de uma verdadeira irmandade. Podemos dizer que há os
membros de vida comum (mosteiros, conventos) e os de vida simples (secular) que
vincula estes àqueles pela obediência ao Pai Eterno. Os priorados simples
também estão dependentes de um prior geral e estão sujeitos à autoridade dos
Santos Evangelhos, e do que for decidido nos Sínodos dos líderes da fé. O termo
secular se usa para todos os membros também de forma genérica,
independentemente se conventuais, monges ou eremitas, para designar que vivem
todos no contexto do mundo, não havendo espaço para os que desejam fugir das
responsabilidades humanas no corpo místico da irmandade. Não há como albergar a
alienação ou falta de comprometimento os problemas sociais, e se intitular
servidor de Cristo. O cristianismo requer ação, trabalho e busca espiritual em
prol da criação divina.
A Liturgia observada deverá sempre ser
simples, pois na simplicidade está a complexidade; isto é, Deus é simples e
complexo ao mesmo tempo. Jesus foi simples, e viveu entre os simples, mas
trouxe a sabedoria mais complexa que há, na forma de simplicidade. Quando
complicamos, somos mundanos, pois complicando, estamos somente buscando o
domínio dos mais simples.
O traje usado é a roupa do cotidiano,
mas para ocasiões solenes poder-se-á usar uma batina “cinza escuro”; somente
nos momentos que for necessário a distinção e destaque, em razão do trabalho
executado. Não poderá usá-la como sinal de destaque social ou poder, pois
nestes casos o propósito não seria Cristão. Humildade é fundamental no trabalho
para o reino de Deus. O Eremita Secular faz o seu trabalho de divulgação em qualquer
parte, baseado na Bíblia. Não espera que se juntem vários Eremitas para
praticar o Evangelho, pois acredita que iniciando o trabalho, sempre haverá
quem participe.
Todos são chamados para participar
(homem, mulher) e também para criarem uma “célula”, mosteiro, convento,
eremitério, residência secular – no campo ou na cidade. Não busque nada fácil
ou gratuito, seja um construtor do mundo de Amor, Paz e Luz! Deus abençoe sua
obra!
Regra dos Eremitas Seculares do Brasil:
1. Todos
são chamados para participar (homem, mulher) e também para criarem uma
“célula”, mosteiro, convento, eremitério, residência secular – no campo ou na
cidade. Não busque nada fácil ou gratuito, seja um construtor do mundo de Amor,
Paz e Luz;
2. Seguir
esta regra implica em observar os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, na
conformidade da Igreja Primitiva. Quem pertença a esse priorado usa roupa de um
tecido humilde. A vestimenta solene é uma túnica inteiriça cinza, de baixo
valor (homem ou mulher);
3. Não
participarão de festas desonestas, espetáculos de objetivos duvidosos;
4. Para
os sãos, tanto a comida e bebida serão tomadas temperadamente;
5. Antes
e depois do almoço e jantar, recitarão a oração do Senhor, e darão graças a
Deus;
6. As
irmãs grávidas deverão abster-se de exercícios físicos, que possam prejudicar o
futuro ser, filho de Deus;
7. Procurar
fazer breves orações nas Matinas, Primas, Terça, Sexta, Nona, Vésperas e
Completas*;
8. Os
enfermos, homem ou mulher, não são obrigados recitar as horas;
9. Cada
um encorajará sua família a servir a Deus;
10.
Todos os irmãos e as irmãs se reunirão uma
vez por mês nas igrejas e ali ouçam as coisas de Deus;
11.
Deverão
ser educados na palavra de Deus, para praticar as obras de misericórdia.
12.
Os irmãos visitem os doentes;
13.
Se algum irmão partir deste mundo, notificar
os irmãos e irmãs para participar de seu enterro. Então um padre dirá uma Missa
para o falecido;
14.
Os ministros façam a paz entre irmão e irmã ou entre
estranhos, caso seja necessário;
15.
Cada um deve aceitar e fielmente exercer os
ministérios e outros ofícios, mas todos têm direito a descansar de seu trabalho;
16.
Quando alguém solicitar para entrar neste
priorado, os ministros examinarão sua condição e função, expondo as obrigações
deste priorado;
17.
Homens e mulheres deverão receber o
consentimento do cônjuge para participar da fraternidade;
18.
Se alguém souber de um escândalo causado por
irmãos ou irmãs, deve informar aos irmãos membros dirigentes do priorado;
19.
Os irmãos escolherão os dirigentes ministros
do priorado, conforme a lei vigente do país em que tenham residência, baseados
nos ensinamentos dos Evangelhos de Nosso Senhor Jesus Cristo;
20.
Inicie
seu trabalho onde está, e na condição em que se encontra, buscando trazer
irmãos aptos em disponibilidade para concretizar a Obra do Pai Eterno;
21.
Não
use o ministério a que abraça como alavanca de alcance ao poder, fama e lucros
mundanos: seja fiel aos ensinamentos Cristãos;
22.
O
Amor seja tido como condição principal em todas as relações humanas.
* Liturgia das Horas (Ofício Divino) :
orar o “Pai Nosso e, se possível, o Credo Niceno - constantinopolitano”. A
maior oração é a procedida mentalmente e/ou oralmente (espontânea) e
acompanhada de muito trabalho em prol dos ensinamentos Cristãos.
1) Matinas (Laudes matutinas), às 03 horas; 2)
Primas, às 06 horas; 3) Terça, às 09 horas da manhã; 4) Sexta, meio-dia; 5) Noa
(nona), às 15 horas; 6) Vésperas, às 18 horas; 7) Completas, às 21 horas. Paz e Luz a todos!
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