Para ser Eremita Autônomo basta ter o chamado interior para a vida Eremítica, contemplativa. Seguir um Carisma e observar uma regra já existente ou criar a própria regra. Pode usar um hábito religioso, que não seja totalmente igual ao de alguma ordem existente. Ter um lugar que seja seu Eremitério: uma casa, apartamento, ou um quarto como cela religiosa. Trabalhar em algo artesanal e simples para adquirir recursos à manutenção do Eremitério. Os casais podem viver uma vida de inspiração Eremítica, desde que seja um acordo entre ambos. O voto de castidade para os casais é válido, pois significa fidelidade na união conjugal. Castidade quer dizer pureza, não abstinência. Os votos são feitos à Deus, não depende de padres ou bispo, mas pode haver um Eremita líder Espiritual, com intuito de promover o Eremitismo, pois manter contato com outros Eremitas é necessário e acolher aos que buscam Espiritualidade também.
Quem sabe você já é um Eremita Urbano, ou junto à Natureza?
Regras interessantes a se conhecer:
No "Código de Direito Canônico":
Cân. 603 — § 1. A Igreja, além dos institutos de vida consagrada, reconhece a vida eremítica ou anacorética, pela qual os fiéis por meio de um mais estrito apartamento do mundo, do silêncio na solidão, da oração assídua e da penitência, consagram a sua vida ao louvor de Deus e à salvação do mundo. § 2. O eremita é reconhecido pelo direito, como devotado a Deus numa vida consagrada, se professar publicamente os três conselhos evangélicos, por meio de voto ou outro vínculo sagrado, nas mãos do Bispo diocesano e observar uma regra própria de viver sob a orientação do mesmo."
No "Catecismo da Igreja Católica":
A vida Eremítica:
Parágrafo 920. Os eremitas nem sempre fazem profissão pública dos três conselhos
evangélicos; mas, «por meio de um mais estrito apartamento do mundo, do
silêncio na solidão, da oração assídua e da penitência, consagram a sua vida ao louvor de Deus e à salvação do mundo».
921. Os eremitas manifestam o aspecto interior do mistério da Igreja que é a intimidade pessoal com Cristo. Oculta aos olhos dos homens, a vida do eremita é pregação silenciosa d'Aquele a Quem entregou a sua vida. Cristo é tudo para ele. É uma vocação especial para encontrar no deserto, no próprio combate espiritual,
a glória do Crucificado.
Quem sabe você já é um Eremita Urbano, ou junto à Natureza? Divulgue esta idéia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário