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Estudos Bíblicos básicos:
·
Não é mais o dízimo: agora é dar
segundo o coração e o quanto pode; sem opressão! A “historinha de devorador” é
invenção de pregadores que desejam vencer pelo medo. Leia:
Hebreus 7:9-13: “E, por assim dizer,
por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos. Porque ainda
ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedec lhe saiu ao encontro. De
sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo
recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se
levantasse, segundo a ordem de Melquisedec, e não fosse chamado segundo a ordem
de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também
mudança da lei. Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a
outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar”.
Mateus 23:14: “Ai de vós, escribas e
fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob
pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo”.
2 Coríntios 9: 7: “Cada um contribua
segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque
Deus ama ao que dá com alegria”.
Resumo: o dízimo era cobrado no Antigo
Testamento, não através de dinheiro, mas em comida (gados, grãos, etc.); agora
segue-se o versículo acima.
• 1
João 5:19: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do
Maligno”.
• Para
ser um Eremita Secular é necessário: desapego, quietude spiritual e união com
Deus.
• “O
Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não
habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de
homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos
a vida, e a respiração, e todas as coisas...”. (Atos dos Apóstolos 17:24-25)
• “E
eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal;
sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a
Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”. (Apocalipse
19:10)
• “Porque
o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua
vida em resgate de muitos”. (Marcos 10:45)
• “(...)
mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e,
qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; bem como o
Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua
vida em resgate de muitos”. (Mateus 20:26-28)
• Elias
e João Batista:
E, desde os dias de João o Batista até
agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar
crédito, é este o Elias que havia de vir. (Mateus 11:12-14)
E os seus discípulos o interrogaram,
dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro?
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará
todas as coisas; mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas
fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do
homem. (Mateus 17:10-12)
• Pena
máxima:
“E qualquer que escandalizar um destes
pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó
de atafona, e que fosse lançado no mar”. (Marcos 9:42)
“Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos
que crêem em mim, seria melhor que fosse lançado no mar com uma pedra de asno
amarrada ao pescoço.” (Mateus 18,6)
“Melhor lhe fora que se lhe pendurasse
ao pescoço uma pedra de moinho e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um
destes pequeninos”. (Lucas 17:2)
“O Filho do homem vai, como de fato
está escrito a respeito dele. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor
lhe seria jamais haver nascido”. (Mateus 26:24)
·
Mateus 10 (simplicidade, Deus proverá,
inicie e o resto virá no tempo certo):
“1E, chamando os seus doze discípulos,
deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem
toda a enfermidade e todo o mal. 2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes:
O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu,
e João, seu irmão; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago,
filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; 4 Simão, o Cananita, e Judas
Iscariotes, aquele que o traiu. 5 Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou,
dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de
samaritanos; 6 mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; 7 e, indo,
pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. 8 Curai os enfermos, limpai os
leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de
graça dai. 9 Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, 10 nem
alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque
digno é o operário do seu alimento. 11 E, em qualquer cidade ou aldeia em que
entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos
retireis. 12 E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; 13 e, se a casa for
digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a
vossa paz. 14 E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo
daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés”.
·
A fé em Cristo é suficiente para a
salvação. A Bíblia afirma que recebendo a Jesus Cristo como Salvador, pela
graça através da fé, nos é concedida a salvação (João 1:12; 3:16,18,36; Atos
16:31; Romanos 10:9-10,13; Efésios 2:8-9).
• A
Volta de Jesus Cristo:
Mateus 25:31-46: “E quando o Filho do
homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará
no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e
apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as
ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que
estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino
que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me
de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste
me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com
fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos
estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo,
ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: em verdade vos
digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o
fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de
mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque
tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo
estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na
prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor,
quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na
prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: em verdade vos digo
que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão
estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”.
·
Igreja Autocéfalas:
Uma Igreja Autocéfala possui o direito
de resolver todos os seus problemas internos em base a sua própria autoridade,
tendo também o direito a remover seus próprios líderes religiosos. Cada Igreja
Autocéfala atua independentemente mantendo, todavia, comunhão canônica e
sacramental plena umas com as outras. As Igrejas Autônomas funcionam
independentemente em relação aos assuntos internos, mas dependem canonicamente
de uma Igreja Autocéfala. Isto significa que a «cabeça» de uma Igreja Autônoma
deverá ser confirmada em ofício pelo Santo Sínodo de sua Igreja-Mãe.
·
Priorado:
Um Priorado é um grupo de religiosos,
em mosteiros ou conventos, quando de “vida reclusa” em comum; ou de vida
solitária, quando tem vida independente (eremítica), estritamente em união com
o aspecto “divino” de Deus, mas permanecendo estes unidos com os irmãos
conventuais, mediante encontros sinodais. Os eremitas seculares (podem ser
casados, solteiros, viúvos) têm contato com o mundo, para levar instruções dos
ensinamentos da vida sobrenatural, independentemente de sua condição social,
mas preservando sua vida interior de
forma plena, evitando influências materialistas dos locais onde faz seu
trabalho pastoral. O Priorado não faz distinção entre seus membros quanto ao
estado social, sendo natural para o priorado as escolhas de cada um quanto à
constituição de sua vida particular. A união de todos (conventuais, eremitas,
seculares) se faz pelo vínculo místico que os leva a assumir o trabalho
pastoral característico de uma verdadeira irmandade. Podemos dizer que há os
membros de vida comum (mosteiros, conventos) e os de vida simples (secular) que
vincula estes àqueles pela obediência ao Pai Eterno. Os priorados simples também
estão dependentes de um prior geral e estão sujeitos à autoridade dos Santos
Evangelhos, e do que for decidido nos Sínodos dos líderes da fé. O termo
secular se usa para todos os membros também de forma genérica, independentemente
se conventuais, monges ou eremitas, para designar que vivem todos no contexto
do mundo, não havendo espaço para os que desejam fugir das responsabilidades
humanas no corpo místico da irmandade. Não há como albergar a alienação ou
falta de comprometimento os problemas sociais, e se intitular servidor de
Cristo. O cristianismo requer ação, trabalho e busca espiritual em prol da
criação divina.
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