Paz

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Os Véteros Católicos do Brasil.

Os Véteros Católicos do Brasil:

A Igreja Vétero foi instalada no Brasil, a 22 de Maio de 1932, na cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná, e registrada a 20 de Julho de 1932 sob o n. 43 do livro A, pelo Pe. Teófilo Bartnick, proveniente da Igreja Católica Nacional Polonesa. Foi trazida para a cidade de São Paulo pelo bispo Dom Iam Piotr Perkowiski. Tanto Bartnick como Perkowiski tornaram-se Arcebispos primazes do Brasil  (Véteros). A Igreja cresceu entre imigrantes germânicos e poloneses entre 1932-1945, atraindo também adeptos brasileiros.

Organizaram-se na Europa em 1870, quando vários intelectuais, sacerdotes e bispos católicos romanos da Áustria, Suíça e Alemanha rejeitaram as decisões do Concílio Vaticano I (1869-1871), que definiu o dogma da Infalibilidade Papal.

O clero é misto (casado ou solteiro) e celebram validamente a Santa Liturgia. Os padres, por possuírem a vocação e a ordenação, continuam cumprindo com obrigações de representantes de Deus.

Em Pentecostes de 1874 um Sínodo em Bonn aprovou a constitui­ção eclesiástica: cada povo tem sua Igreja nacional autônoma, as Igrejas nacionais estão ligadas entre si pela “Conferência” dos seus Bispos. Na paróquia a autori­dade suprema toca à assembléia dos fiéis, que elege o seu pároco; e o Conselho Paroquial.

Na Suíça são conhecidos e chamados “Igre­ja Cristã Católica”.  Têm a sucessão apostólica (ob­tida em Utrecht).  Não aceitam imagens; aceitam sim os ícones (ortodoxos) como compatíveis de serem partes dos templos religiosos. Rejeitam apenas os novos dogmas (dogmas tardios) proclamados pela Igreja Católica Romana nos séculos XIX e XX. A saber: a Infalibilidade Papal (1871), a Imaculada Conceição (nascida sem tendências de outros mortais) da Virgem Maria (1854) e a Assunção (subida em corpo íntegro) Corporal de Maria aos Céus (1950). Os leigos têm acesso mais facilmente ao estado eclesiástico e são ordenadas mulheres ao sacerdócio, por as considerarem iguais aos homens em todos os aspectos.

A Bíblia é base da pregação, com o núcleo da missão eclesial nos ensinamento centrais dos Evangelhos, considerando os ensinamentos da Igreja Primitiva o modelo principal a serem seguidos pelo Clero e pelos Fiéis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário