Os Véteros
Católicos do Brasil:
A Igreja Vétero foi instalada no Brasil, a 22 de Maio
de 1932, na cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná, e registrada a 20
de Julho de 1932 sob o n. 43 do livro A, pelo Pe. Teófilo Bartnick, proveniente
da Igreja Católica Nacional Polonesa. Foi trazida para a cidade de São Paulo
pelo bispo Dom Iam Piotr Perkowiski. Tanto Bartnick como Perkowiski tornaram-se
Arcebispos primazes do Brasil (Véteros).
A Igreja cresceu entre imigrantes germânicos e poloneses entre 1932-1945,
atraindo também adeptos brasileiros.
Organizaram-se na Europa em 1870, quando vários
intelectuais, sacerdotes e bispos católicos romanos da Áustria, Suíça e
Alemanha rejeitaram as decisões do Concílio Vaticano I (1869-1871), que definiu
o dogma da Infalibilidade Papal.
O clero é misto (casado ou solteiro) e celebram
validamente a Santa Liturgia. Os padres, por possuírem a vocação e a ordenação,
continuam cumprindo com obrigações de representantes de Deus.
Em Pentecostes de 1874 um Sínodo em Bonn aprovou a
constituição eclesiástica: cada povo tem sua Igreja nacional autônoma, as
Igrejas nacionais estão ligadas entre si pela “Conferência” dos seus Bispos. Na
paróquia a autoridade suprema toca à assembléia dos fiéis, que elege o seu
pároco; e o Conselho Paroquial.
Na
Suíça são conhecidos e chamados “Igreja Cristã Católica”. Têm a sucessão apostólica (obtida em Utrecht).
Não aceitam imagens; aceitam sim
os ícones (ortodoxos) como compatíveis de serem partes dos templos religiosos.
Rejeitam apenas os novos dogmas (dogmas tardios) proclamados pela Igreja
Católica Romana nos séculos XIX e XX. A saber: a Infalibilidade Papal (1871), a
Imaculada Conceição (nascida sem tendências de outros mortais) da Virgem Maria
(1854) e a Assunção (subida em corpo íntegro) Corporal de Maria aos Céus
(1950). Os leigos têm acesso mais facilmente ao estado eclesiástico e são ordenadas
mulheres ao sacerdócio, por as considerarem iguais aos homens em todos os
aspectos.
A Bíblia é base da pregação, com o núcleo da missão eclesial nos
ensinamento centrais dos Evangelhos, considerando os ensinamentos da Igreja
Primitiva o modelo principal a serem seguidos pelo Clero e pelos Fiéis.
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