Capítulo 1:
Salmo 110,4: Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
*Pense, reflita e conclua:
Não dobrar-se ou prostrar-se diante de homens vivos, falecidos, ou ídolos, almejando benefícios.
Deuteronômio 6, 4 - 7 : "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o Único Deus. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te."
Daniel 6, 11- 14; 21-23: "Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus. Depois se foram à presença do rei e lhe perguntaram no tocante ao interdito real: Porventura não assinaste um interdito pelo qual todo homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem por espaço de trinta dias, exceto a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, e disse: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar. Então responderam ao rei, dizendo-lhe Esse Daniel, que é dos exilados de Judá, e não tem feito caso de ti, ó rei, nem do interdito que assinaste; antes três vezes por dia faz a sua oração. Ouvindo então o rei a notícia, ficou muito penalizado, e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração livrá-lo; e até o pôr do sol trabalhou para o salvar. (...) Então Daniel falou ao rei: ó rei, vive para sempre. O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, e eles não me fizeram mal algum; porque foi achada em mim inocência diante dele; e também diante de ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. Então o rei muito se alegrou, mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e não se achou nele lesão alguma, porque ele havia confiado em seu Deus."
Ester 3, 2: "Todos os servos do rei, que estavam à sua porta, dobravam o joelho e prostravam-se diante de Amã, por ordem expressa do rei; entretanto, Mardoqueu não queria nem dobrar o joelho, nem prostrar-se."
Salmo 115, 4 - 7: "Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta."
Mateus 4, 8-10: "Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás."
Atos 10, 25: "Quando Pedro ia entrar, veio-lhe Cornélio ao encontro e, prostrando-se a seus pés, o adorou. Mas Pedro o ergueu, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem."
*Pense, reflita e conclua! O raciocínio é privilégio dos seres pensantes. Não seja mais um "da boiada" !
Capítulo 2:
Êxodo Capítulo 20: Mandamentos:
1. Não terás outros deuses diante de mim.
2. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
4. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
5. Honra a teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Dez Mandamentos:
Não terás outro Deus.
Não farás imagens e esculturas.
Não falarás o Nome de Deus em vão.
Lembra do sábado.
Honra teu pai e tua mãe.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não roubarás.
Não mentirás.
Não cobiçarás os bens alheios.
Capítulo 3:
Perdão ! Unção dos Enfermos . A Fé e a Oração Cura !
Marcos 11, 25-26: "E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados."
Tiago 5:15,16: "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo é poderosa e eficaz."
Obs.:
o perdão é efetivado entre o ofensor e o ofendido; por conseguinte, virá o Perdão Divino. Não existe intermediário com poderes delegados pelo Eterno e Único Deus. O texto é claro, não dando margem à outra interpretação;
b) a Unção dos Enfermos é um dos Sete Sacramentos, sendo eficaz, até mesmo quando administrado por quem tenha o Sacerdócio Régio; isto é, por um fiel detentor unicamente de Batismo;
c) a Cura vem do "Ruah", do Espírito, vem do interior do ser humano, com o pedido e fé em Deus; porquanto, "a sua fé o curou", depende da disposição do doente, bem como do assentimento Divino.
Adendo:
b.1) são os Sete Sacramentos: 1. Batismo ; 2. Confirmação (Crisma) ; 3. Eucaristia ; 4. Reconciliação (Penitência) ; 5. Unção dos Enfermos : 6. Ordem e 7. Matrimônio;
b.2) Sacerdócio Régio: “Vós, porém, sois uma raça escolhida, um 'Sacerdócio Régio', uma nação santa, um povo adquirido para Deus, a fim de que publiqueis as virtudes daquele que das trevas vos chamou à sua luz maravilhosa” (I Pd 2,9).
c.1) Ruah é uma palavra hebraica que significa vento, espírito, alento, hálito divino, sopro de vida. Com este sopro Deus deu à vida ao primeiro homem, feito a sua imagem e semelhança.
Capítulo 4:
Vida Eremítica na Cidade; Vida Eremítica Urbana, ou na Natureza. Não há diferença. São Eremitas.
Os exemplos dos Padres e Madres do deserto são exemplos ao longo da história. Você tem o chamado para fundar uma fraternidade religiosa de Irmãos Eremitas, ou ser um Eremita em sua casa ou apartamento?
A palavra “eremita” vem do grego “eremos”, que significa deserto ou lugar isolado. Elias e João Batista, viveram uma vida isolada; porquanto, se retiraram ao deserto para viver em Oração.
No Cânon 603 do Código de Direito Canônico, que rege a Vida Eremítica, consta:
“§ 1. A Igreja, além dos institutos de vida consagrada, reconhece a vida eremítica ou anacorética, pela qual os fiéis por meio de um mais estrito apartamento do mundo, do silêncio na solidão, da oração assídua e da penitência, consagram a sua vida ao louvor de Deus e à salvação do mundo”, estabelece.
Também consta no Catecismo da Igreja Católica:
-o artigo 920: "Os eremitas nem sempre fazem profissão pública dos três conselhos evangélicos; mas, «por meio de um mais estrito apartamento do mundo, do silêncio na solidão, da oração assídua e da penitência, consagram a sua vida ao louvor de Deus e à salvação do mundo».
-o artigo 921. Os eremitas manifestam o aspecto interior do mistério da Igreja que é a intimidade pessoal com Cristo. Oculta aos olhos dos homens, a vida do eremita é pregação silenciosa d'Aquele a Quem entregou a sua vida. Cristo é tudo para ele. É uma vocação especial para encontrar no deserto, no próprio combate espiritual, a glória do Crucificado.
A Vocação Eremítica é bênção, que através do "Ministério da Oração" intercessora, contribui à sociedade com os benefícios da disciplina espiritual; portanto, auxilia o povo de Deus, na busca de caminhos santos no cotidiano.
Os eremitas raramente se aventuram fora de sua Ermida. Recebem pessoas para Oração em Comum no Eremitério. Alguns Eremitas em dias da semana, fazem algum tipo de trabalho para sustento e apoio financeiro próprios.
Os Eremitas estão unidos através de um "Superior Religioso", que unicamente mantêm a "Unidade da Ordem Eremítica".
A vida eremítica é um chamado de Deus e inclui o "Amor Incondicional". O Eremita se afasta da sociedade, mas continua atuando em benefício de todos os seres humanos, sem discriminação. Ora, reza, por todos. A felicidade e a alegria que vem de submeter a própria vontade e vida ao senhorio Amoroso de Jesus é a Luz que ilumina a Vida Eremítica.
O Eremita Independente vive de maneira privada, na conformidade do Catecismo da Igreja Católica 920-921 e do Cânon 603 do Código de Direito Canônico Católico. São reconhecidos como Eremitas, que consagram sua vida ao louvor de Deus. Vivem a vida como eremitas, espontaneamente. São na maioria pessoas maduras, com idade acima ou superior a cinquenta anos, que sempre buscaram um encontro com os desígnios do "Deus Eterno e Criador de Universo".
São e podem abraçar a Vida Eremítica pessoas de ambos os sexos; portanto, não há limites que barrem este caminho de Amor Incondicional. Vamos criar, participar, construir, restaurar, na vida contemporânea esta magnífica forma de Servir a Deus? Entre em contato.
Capítulo 5:
Por que Jesus é Deus e não absolutamente igual a Deus Pai?
Jesus é um ser humano tão especial, que os primeiros teólogos cristãos até o consideraram um homem-Deus. Aliás, na região Atlântico-Mediterrânea, na Antiguidade e no início do cristianismo, era comum pessoas muito famosas e personalidades mitológicas ganharem o título de deuses. Mas entendamos esses deuses (João 10: 34 e 35), que não podem ser confundidos com o Deus Pai único e absoluto do monoteísmo bíblico.
Respeitamos o dogma da Santíssima Trindade criado pelos teólogos, mas somente consideramos o Deus Pai da Primeira Pessoa Trinitária como o único Deus absoluto verdadeiro, Criador incriado, e que é também chamado na Bíblia de Espírito Santo de Deus ou Santo Espírito. Os teólogos dizem que as Pessoas é que são três, mas Deus é um só.
O Espírito Santo da Terceira Pessoa Trinitária, pelo ensino de Paulo é o espírito santo de cada um de nós que é chamado também de centelha divina e que habita nosso corpo nas nossas vidas terrenas (1 Coríntios 6: 19) e que quando não está encarnado, está na dimensão espiritual.
Deixemos que a Bíblia fale por nós, mostrando-nos que Jesus, realmente, não é todo-poderoso ou onipotente como o é o Deus Pai, absoluto e único, enquanto que Jesus é também Deus, mas relativo. E isso não o diminui em nada, pois, como Ele mesmo ensinou, Ele é Deus Filho, enquanto que o Deus mesmo é o Deus Pai. E Jesus é também Filho do Homem, exatamente porque Ele é um ser da espécie humana. E todos nós somos também deuses relativos (João 10: 34 e 35).
“Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai” (Mateus 24: 36). Se Jesus fosse também Deus absoluto, onipotente e onisciente tal qual o Pai, Ele saberia também quando ocorrerá aquele dia e qual a hora.
“Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que eu farei para herdar a vida eterna? Respondeu Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um só, que é Deus” (Lucas 18: 18 e 19). Jesus, com sua resposta, foi taxativo dizendo que Deus é um só mostrando-nos que Ele é realmente um homem, ou seja, o Filho do Homem. Mais tarde, no Concílio Ecumênico de Niceia em 325, os teólogos é que declararam que Jesus Cristo é também Deus tão todo-poderoso como o é o Deus Pai. E aqui perguntamos: ao ensino de quem devemos dar crédito, ao de Jesus Cristo ou ao dos teólogos?
“Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2: 5). Paulo, que não é infalível, disse grandes verdades e afirmou que Jesus é um Deus relativo como todos nós o somos (João 10: 34 e 35), não um outro Deus Pai Único!
Capítulo 6:
Irmãos de Jesus, conforme o Novo Testamento:
Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas?" (Mateus 13:55-56)
Falava ainda Jesus à multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram do lado de fora, querendo falar com ele. (Mateus 12:46)
A mãe e os irmãos de Jesus foram vê-lo, mas não conseguiam aproximar-se dele, por causa da multidão. (Lucas 8:19)
Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo. Havia muita gente assentada ao seu redor; e lhe disseram: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram". "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?", perguntou ele. Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe". (Marcos 3:31-35)
Capítulo 7:
Por isso Jesus dizia: seus pecados estão perdoados. Peça perdão a Deus. Busque a reconciliação. A vida é uma escola, onde erramos e acertamos. A Cura vem do Perdão Divino, e do nosso Perdão a nós mesmos.
Profecia: o "Ruah", Sopro Divino, interno no ser humano, Cura a matéria e é o Caminho da Evolução. O Espírito Santo é o "Ruah", Sopro Divino; por enquanto inexplicável aos "olhos do racionalismo" humano. O "Ruah", "Pneuma", é percebido e "ativado", através da Canalização do Amor. Conclusão: quanto mais Amamos, mais perto estaremos do Paraíso, do Sopro Curativo, da Vida Plena e Eterna. O Paraíso pode iniciar-se na Terra, basta buscar Amar Incondicionalmente. Amando, abriremos os Portais da Vida Plena. A jornada começa aqui e agora. Basta iniciar a jornada, rumo aos Mistérios de Deus, do Único vc e Eterno Deus.