Paz

domingo, 16 de agosto de 2020

Vida Eremítica na Cidade; Vida Eremítica Urbana, ou na Natureza. Não há diferença. São Eremitas.

 Vida Eremítica na Cidade; Vida Eremítica Urbana, ou na Natureza. Não há diferença. São Eremitas.


Os exemplos dos Padres e Madres do deserto são exemplos ao longo da história. Você tem o chamado para fundar uma fraternidade religiosa de Irmãos Eremitas, ou ser um Eremita em sua casa ou apartamento?


A palavra “eremita” vem do grego “eremos”, que significa deserto ou lugar isolado. Elias e João Batista, viveram uma vida isolada; porquanto, se retiraram ao deserto para viver em Oração.


No Cânon 603 do Código de Direito Canônico, que rege a Vida Eremítica, consta:


“§ 1. A Igreja, além dos institutos de vida consagrada, reconhece a vida eremítica ou anacorética, pela qual os fiéis por meio de um mais estrito apartamento do mundo, do silêncio na solidão, da oração assídua e da penitência, consagram a sua vida ao louvor de Deus e à salvação do mundo”, estabelece.


Também consta no Catecismo da Igreja Católica:


-o artigo 920: "Os eremitas nem sempre fazem profissão pública dos três conselhos evangélicos; mas, «por meio de um mais estrito apartamento do mundo, do silêncio na solidão, da oração assídua e da penitência, consagram a sua vida ao louvor de Deus e à salvação do mundo».


-o artigo 921. Os eremitas manifestam o aspecto interior do mistério da Igreja que é a intimidade pessoal com Cristo. Oculta aos olhos dos homens, a vida do eremita é pregação silenciosa d'Aquele a Quem entregou a sua vida. Cristo é tudo para ele. É uma vocação especial para encontrar no deserto, no próprio combate espiritual, a glória do Crucificado.


A Vocação Eremítica é bênção, que através do "Ministério da Oração" intercessora, contribui à sociedade com os benefícios da disciplina espiritual; portanto,  auxilia o povo de Deus, na busca de caminhos santos no cotidiano.


Os eremitas raramente se aventuram fora de sua Ermida. Recebem pessoas para Oração em Comum no Eremitério. Alguns Eremitas em dias da semana, fazem algum tipo de trabalho para sustento e apoio financeiro próprios.


Os Eremitas estão unidos através de um "Superior Religioso", que unicamente mantêm a "Unidade da Ordem Eremítica".


A vida eremítica é um chamado de Deus e inclui o "Amor Incondicional". O Eremita se afasta da sociedade, mas continua atuando em benefício de todos os seres  humanos, sem discriminação. Ora, reza, por todos.  A  felicidade e a alegria que vem de submeter a própria vontade e vida ao senhorio Amoroso de Jesus é a Luz que ilumina a Vida Eremítica.


O Eremita Independente vive de maneira privada, na conformidade do Catecismo da Igreja Católica 920-921 e do Cânon 603 do Código de Direito Canônico Católico. São reconhecidos como Eremitas, que consagram sua vida ao louvor de Deus. Vivem  a vida como eremitas, espontaneamente.  São na maioria pessoas maduras, com idade acima ou superior a cinquenta anos, que sempre buscaram um encontro com os desígnios do "Deus Eterno e Criador de Universo".


São e podem abraçar a Vida Eremítica pessoas de ambos os sexos; portanto, não há limites que barrem este caminho de Amor Incondicional. Vamos criar, participar, construir, restaurar, na vida contemporânea esta magnífica forma de Servir a Deus? Entre em contato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário