Paz

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

"O Caminho" Antigo era a denominação do Grupo de Fiéis que Jesus criou.

 Capítulo 1.


O Caminho.


"O Caminho": designação do grupo Jesuânico, seguidores do Mestre Jesus, na Igreja Primitiva, do três primeiros séculos.


Atos 9, 2: "E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste "Caminho", quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém."


Atos 19, 9: "Mas, como alguns deles endureceram e não obedeceram, falando mal do "Caminho" perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano."


Atos 19, 23: "E, naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do 'Caminho'."


Atos 22, 4: "E persegui este "Caminho" até à morte, prendendo, e pondo em prisões, tanto homens como mulheres .."


Atos 24, 13-16: 'Nem tampouco podem provar as coisas de que agora me acusam. Mas confesso-te isto que, conforme aquele "Caminho" que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos. E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens."


Atos 24, 22: "Então Félix, que tinha bom conhecimento do "Caminho", adiou a causa e disse: 'Quando chegar o comandante Lísias, decidirei o caso de vocês'."



Capítulo 2.


"O Caminho" são os Ensinamentos de Jesus, da Teologia de Jesus, Jesuânica:


Salmo 110, 4: "Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque."


Hebreus 5,6: "Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque."


Hebreus 7, 17: "Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque."



Capítulo 3.


Não dobrar-se diante de homens.


Atos 10, 25: "Quando Pedro ia entrar, veio-lhe Cornélio ao encontro e, prostrando-se a seus pés, o adorou. Mas Pedro o ergueu, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem."


Ester 3, 2: "Todos os servos do rei, que estavam à sua porta, dobravam o joelho e prostravam-se diante de Amã, por ordem expressa do rei; entretanto, Mardoqueu não queria nem dobrar o joelho, nem prostrar-se."


Mateus 4, 8-10: "Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás."



Capítulo 4.


Idolatria.


Êxodo 20:3-4: "Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra."

     

Isaías 42:8: "Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor."


Levítico 19:4: "Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês deuses de metal. Eu sou o ­Senhor, o Deus de vocês."


Salmos 115:4-8: "Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam."


1 Coríntios 10:14: "Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria."



Capítulo 5.


A luta é principalmente, dentro de nós mesmos; portanto, uma lide interna.


Gálatas 5:19-21: "Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus."


1 João 1, 1 - 10: "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da Vida (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o nosso gozo seja completo. E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se umdissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.


1 João 5, 1- 6: "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos; porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

5. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.



Capítulo 6.


Alegria na observância da Mensagem de Jesus.


Filipenses 4, 4 - 7: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."


Provérbios 14, 1 - 35: "Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos. Quem anda na sua retidão teme ao Senhor; mas aquele que é perverso nos seus caminhos despreza-o. Na boca do tolo está a vara da soberba, mas os lábios do sábio preservá-lo-ão. Onde não há bois, a manjedoura está vazia; mas pela força do boi há abundância de colheitas. A testemunha verdadeira não mentirá; a testemunha falsa, porém, se desboca em mentiras. O escarnecedor busca sabedoria, e não a encontra; mas para o prudente o conhecimento é fácil. Vai-te da presença do homem insensato, pois nele não acharás palavras de ciência. A sabedoria do prudente é entender o seu caminho; porém a estultícia dos tolos é enganar. A culpa zomba dos insensatos; mas os retos têm o favor de Deus. O coração conhece a sua própria amargura; e o estranho não participa da sua alegria. A casa dos ímpios se desfará; porém a tenda dos retos florescerá. Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte. Até no riso terá dor o coração; e o fim da alegria é tristeza. Dos seus próprios caminhos se fartará o infiel de coração, como também o homem bom se contentará dos seus. O simples dá crédito a tudo; mas o prudente atenta para os seus passos. O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo é arrogante e dá-se por seguro. Quem facilmente se ira fará doidices; mas o homem discreto é paciente; os simples herdam a estultícia; mas os prudentes se coroam de conhecimento. Os maus inclinam-se perante os bons; e os ímpios diante das portas dos justos. O pobre é odiado até pelo seu vizinho; mas os amigos dos ricos são muitos. O que despreza ao seu vizinho peca; mas feliz é aquele que se compadece dos pobres. Porventura não erram os que maquinam o mal? mas há beneficência e fidelidade para os que planejam o bem. Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, só encaminham para a penúria. A coroa dos sábios é a sua riqueza; porém a estultícia dos tolos não passa de estultícia. A testemunha verdadeira livra as almas; mas o que fala mentiras é traidor. No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio. O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte. Na multidão do povo está a glória do rei; mas na falta de povo está a ruína do príncipe. Quem é tardio em irar-se é grande em entendimento; mas o que é de ânimo precipitado exalta a loucura. O coração tranqüilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos. O que oprime ao pobre insulta ao seu Criador; mas honra-o aquele que se compadece do necessitado. O ímpio é derrubado pela sua malícia; mas o justo até na sua morte acha refúgio. No coração do prudente repousa a sabedoria; mas no coração dos tolos não é conhecida. A justiça exalta as nações; mas o pecado é o opróbrio dos povos. O favor do rei é concedido ao servo que procede sabiamente; mas sobre o que procede indignamente cairá o seu furor.







Nenhum comentário:

Postar um comentário