Paz

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Igreja Católica Apostólica Independente, hoje de Tradição Salomaniana.

 Sucessão Apostólica da Igreja Católica Apostólica Independente de Tradição Salomaniana, ICAI-TS.


O Cardeal Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, indicado por Dom Pedro II como Bispo, nomeado Bispo pelo Papa Leão XIII, sagrado Bispo em 26 de junho de 1890, teve como sucessor o Cardeal Dom Sebastião Leme, sagrado Bispo em 24 de março de 1911, sagrando posteriormente, Dom Carlos Duarte Costa, em 08 de dezembro de 1924.


Em 1913, O Cônego Manoel Carlos de Amorim Correia, havia se oposto à  Igreja Romana, dando início a idéia de criação de uma Igreja não ligada ao Estado. Mas a criação deu-se efetivamente em Julho de 1945, quando Dom Carlos Duarte Costa   organizou a Igreja Católica Apostólica Brasileira. Nesta data o Papa Pio XII, determinou o afastamento de Dom Carlos Duarte da Igreja Romana.


Dom Carlos Duarte Costa foi excomungado em 6 de julho de 1945. No dia 18 de agosto de 1945, num evento em São Paulo, redigiu e tornou público o seu "Manifesto à Nação" que se tornou o credo social e político da igreja que acabara de fundar.


Dom Carlos Duarte Costa  sagrou Dom Salomão Ferraz, em 15 de agosto de 1945, conforme nomeação realizada pelo Papa Pio XII. Esta sagração foi válida, porque realizada por ministro válido, e utilizando-se de forma, matéria e intenção válidas.


Alguns disseram ilícita, pela falta de Mandato Apostólico, da Bula Papal. Dirigidas as polêmicas, tornou-se plenamente válida e lícita a sagração Episcopal de Dom Salomão Ferraz em 1963, recebendo o título de Bispo de Eleutherna.


Dom Salomão foi  recepcionado na Igreja Católica Romana, pelo Papa João XXIII, em 1959. O "Papa Bom", como era conhecido João XXIII, convocou os Bispos do Concílio Vaticano II, dentre os quais Dom Salomão Ferraz. O término do Concílio deu-se no dia 08 de dezembro de 1965, no Pontificado do Papa Paulo VI.


Na história de Dom Salomão Ferraz há três Papas: Papa Pio XII, Papa João XXIII e Papa Paulo VI. A sagração Episcopal foi válida e lícita, recebendo o título de Bispo de Eleutherna, no Papado de João XXIII, que faleceu em 03 de junho de 1963, substituído pelo Papa Paulo VI em 29 de junho de 1963.


Dom Salomão Ferraz sagrou Manoel Ceia Laranjeira, em 1951, que é eleito Patriarca do Rito Brasiliense, da Igreja Católica Apostólica Independente no Brasil – ICAIB, em 1966;


Dom Manoel Ceia Laranjeira sagrou Dom Felismar Manoel, em 1975, Bispo da Igreja Católica Apostólica Independente, hoje de Tradição Salomaniana;



Um comentário: